
Regulamento Interno - Ensino Fundamental
R E G U L A M E N T O E S C O L A R I N T E R N O
E N S I N O F U N D A M E N T A L – 2 0 1 4
Os regulamentos abaixo descritos deverão ser rigorosamente cumpridos pelos alunos e pais, objetivando a qualidade dos serviços prestados. Desta forma, juntos criaremos um convívio harmonioso e respeitoso.
01. O valor da anuidade escolar corresponde a 01 (uma) matrícula e mais 12 (doze) mensalidades, sendo de Janeiro a Dezembro.
02. Os meses de férias (Julho, parte de Dezembro e Janeiro), serão cobrados integralmente.
03. A agenda escolar, personalizada do colégio, é de uso obrigatório, e deve ser adquirida, até o início das aulas, na secretaria do colégio. A referida agenda é anual e datada.
04. A comunicação entre o colégio e o responsável do aluno, dar-se-á através dos seguintes meios, a saber:
a) comunicados e avisos
b) boletins e reuniões bimestrais
c) agenda escolar, que será utilizada para controle de lições de casa e comunicados. É de responsabilidade dos pais ou responsáveis o acompanhamento e visto diário na Agenda Escolar.
05. Horários de funcionamento do colégio do 1º ao 5º ano:
Manhã: 07h30 às 12 h Tarde: 13h às 17h30 Integral: 07h às 18h45
a) o horário deverá ser cumprido, rigorosamente.
b) o portão será aberto 05 (cinco) minutos antes de cada entrada e saída. Para entrada na primeira aula haverá uma tolerância de 05 (cinco) minutos, de atraso, no máximo 03 (três) vezes no bimestre. Após este prazo de tolerância, o aluno aguardará a entrada para a segunda aula. Ultrapassando o limite de 03 (três) atrasos, o aluno será impedido de entrar em sala de aula, devendo retornar a sua residência.
c) no horário de saída a tolerância será de 15 (quinze) minutos. Após este período será aplicada as multas contratuais.
d) quando houver necessidade do aluno sair mais cedo, deverá ser apresentada uma justificativa do responsável, formalizada na Agenda Escolar, caso contrário NÃO autorizaremos a saída.
e) os responsáveis devem preencher no início da agenda, os nomes das pessoas autorizadas a retirarem o aluno do colégio. Se for necessário que outra pessoa que não esteja autorizada na agenda, vir buscar a criança, os pais devem enviar uma autorização por escrito. Caso contrário o aluno não poderá sair do colégio.
06. Não será permitida a entrada e a permanência dos responsáveis em sala de aula. Quando o aluno chegar atrasado, o responsável, se julgar necessário, deverá encaminhar-se a secretaria.
07. Os pais poderão falar com a Direção, a Coordenação e Professores sempre que sentirem necessidade. Para tanto, deverão agendar com antecedência. Não será permitida conversas longas entre pais e professores nos horários de entrada ou saída do colégio.
08. Todo aluno deverá ter seu próprio material escolar, este é de uso individual e obrigatório. O prazo para que a aluno esteja com o material será de 15 (quinze) dias após o início ou reinício das aulas. A falta do material impossibilitará o aluno de realizar os trabalhos e atividades escolares. No início do segundo semestre haverá uma lista complementar do Material Escolar.
09. Todos os objetos (material e uniforme) da criança devem, obrigatoriamente, estarem identificados com o nome do aluno, evitando que sejam extraviados. Não nos responsabilizaremos por objetos perdidos nas dependências do colégio.
10. É proibido trazer, para o colégio, qualquer material ou objeto que não seja para uso nas aulas do dia. Por exemplo: álbuns, figurinhas, carrinhos, aparelhos eletrônicos, etc. O uso de telefone celular nas dependências do colégio é expressamente proibido.
11. Os lanches poderão ser enviados pelos pais ou poderão ser contratados no colégio, no ato da matrícula.
12. Somente crianças do 1º ano poderão comemorar o aniversário no colégio com seus amigos de turma e professor. Pais, responsáveis e ou parentes não poderão participar da comemoração.
13. O uniforme do colégio é de uso obrigatório. Este é composto de camisetas, calças, bermudas, agasalhos e tênis ou sapatilha. Para segurança dos alunos não será permitido o uso de chinelos, tamancos e sandálias. Será permitida a entrada do aluno no colégio sem uniforme, somente duas vezes no mês, caso o aluno venha sem uniforme pela terceira vez, o responsável será convocado para comparecimento à escola.
14. Os alunos do 1° ano não poderão trazer brinquedos durante a semana, exceto na sexta-feira. Recomenda-se que os pais não mandem brinquedos caros, pois a direção do colégio não se responsabiliza por perdas e danos. A partir do 2° ano os alunos podem trazer o brinquedo somente uma vez no mês. A data será informada pela professora via agenda escolar.
15. Quanto a desistência do aluno:
a) deverá ser comunicada a diretoria, formalmente, através do “Documento de Desistência do Aluno” até o dia 20 (vinte) de cada mês.
b) após o dia 20 (vinte), o mês subseqüente será cobrado.
c) caso a desistência seja efetuada nos meses de Junho e Novembro, meses que antecedem as férias, obrigatoriamente, o mês seguinte, Julho e Dezembro respectivamente, será cobrado.
d) o responsável pelo aluno deverá retirar na secretaria o documento de transferência escolar.
16. O colégio oferece alguns cursos extracurriculares, sendo CORPO E MOVIMENTO e JUDÔ. Para que as crianças frequentem estas aulas, devem utilizar o uniforme específico destas aulas, caso contrário o aluno ficará sem frequentar os referidos cursos.
17. NÃO será ministrado nenhum tipo de medicamento sem apresentação da receita médica. Os pais deverão informar na agenda os horários e medidas a serem ministradas à criança.
18. O abono de faltas somente ocorrerá com a apresentação de atestado médico.
As doenças que impedem a presença do aluno no colégio, são as infecto-contagiosas, Ex: catapora, meningite, conjuntivite, pediculose etc. No dia do retorno às aulas, o aluno terá que trazer o atestado de alta médica. Caso contrário o aluno estará impedido de frequentar o colégio e consequentemente as aulas.
19. Serão promovidos passeios e atividades recreativas e instrutivas extra-escolar, que serão opcionais de participação. Dos participantes será cobrado um valor correspondente ao evento. Haverá um aviso prévio, por parte do colégio. Não será permitido máquinas fotográficas.
Nestes dias NÃO HAVERÁ expediente escolar para NENHUMA TURMA, com exceção do Berçário.
20. De acordo com o calendário escolar, quando houver feriados prolongados, faremos uma ponte. Portanto não haverá aula, para as crianças de MEIO PERÍODO.
As crianças de período INTEGRAL e INTERMEDIÁRIO poderão frequentar a escola, em caráter recreativo, nas pontes. A exceção fica por conta do feriado de carnaval (2ª, 3ª e 4ª feira), quando a escola estará fechada, e também no feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de Outubro), caso haja ponte.
21. Durante o período de festas de final de ano (Natal e Ano Novo), aproximadamente 20 (vinte) dias, a escola permanecerá fechada.
22. Nos meses de férias escolares, janeiro e julho, não haverá aula para TODOS os alunos. Exceto aos alunos do período INTEGRAL (11 a 12 h) e INTERMEDIÁRIO (5 a 10 h), que poderão frequentar a escola normalmente, desde que os pais contratem o Curso de Férias, ao custo de 35%, acrescido, ao valor da mensalidade do aluno, no mês subsequente.
O valor acrescido (35%) na mensalidade será diretamente proporcional aos dias que o aluno comparecer ao colégio.
23. O aluno do 1° ao 5° ano do ensino fundamental que perder a avaliação (prova), terá direito a uma segunda chamada, desde que sejam cumpridas as seguintes regras, como segue:
a) o responsável deverá requerer a segunda chamada, via agenda ou na secretaria da escola, no dia seguinte IMEDIATO à perda da avaliação.
b) pagamento da taxa no valor de R$ 30,00 (trinta reais) ou apresentação do atestado médico.
c) a ausência do aluno na segunda chamada ou o não-cumprimento do contido nos itens citados implicará a atribuição de nota zero à avaliação em questão.
No bimestre o aluno não poderá perder mais que 02 (duas) avaliações, a não ser por motivo de doença, devidamente comprovada através do atestado médico.
24. A cobrança da mensalidade dar-se-á via Boleto Bancário, com vencimento no 5° dia útil de cada mês. O referido boleto será enviado aos pais através da agenda do aluno. Até o vencimento, o pagamento poderá ser efetuado na secretaria do colégio. Entretanto após a data de vencimento, o pagamento somente poderá ser efetuado no banco.
25. O colégio reserva-se o direito de não devolver nenhuma importância recebida referente a algum pagamento de mensalidade, taxas ou eventos, ora contratados.
26. A disciplina será mantida com base no código disciplinar do colégio. O aluno que receber uma advertência por escrito ou suspensão, levará para casa um comunicado, para o responsável assinar, que deverá retornar ao colégio junto com o aluno. Caso contrário o responsável será convocado para comparecimento à escola.
Todas essas regras estabelecidas visam à boa organização, o funcionamento do Colégio e sua respectiva disciplina, tendo em vista a qualidade dos serviços educacionais prestados. Este regulamento poderá sofrer alterações, conforme a necessidade do Colégio para esta finalidade aqui expressa.